Home
 
Home > Raças > Spitz Alemão


Padrão Oficial - Spitz Alemão


Spitz Alemão

PADRÃO OFICIAL
FCI nº 97, de 5/2/1992.

País de origem:
Alemanha.

Utilização: cão de guarda e companhia.

Breve histórico: os Spitzes são descendentes do cão da turfa da idade da pedra "Canis familiares palustris Ruthimeyer" e posteriormente dos "Cães de cidades lacustres". É a raça mais antiga da Europa Central. Numerosas outras raças são suas descendentes. Em algumas regiões o Spitz lobo tem o nome de Keeshond e o Spitz pequeno e o Spitz anão o de "Pomerânia".

Aspecto geral: os Spitzes seduzem pela sua beleza e pelagem armada por um abundante subpêlo. O pescoço é provido de uma opulenta gola em forma de juba e a cauda espessa portada orgulhosamente sobre o dorso, que é uma particularidade. Sua cabeça com olhos vivazes lembram uma raposa e suas orelhas pequenas, pontudas lhe dão seu aspecto impertinente característico.

Proporções importantes:
a relação entre a altura na cernelha e o comprimento do corpo é de 1:1.

Comportamento e caráter:
O Spitz Alemão é sempre atento, vivo e extraordinariamente ligado ao dono. Muito receptivo, fácil de se educar. Sua desconfiança de tudo o que lhe é desconhecido, a ausência de instinto de caça fazem dele um guardião ideal para casas ou fazendas. Resistente às intempéries, vigor e longevidade são suas outras qualidades.

Cabeça - Crânio:
tamanho médio visto de cima é mais largo na sua parte posterior afinando, em forma de cunha (cuneiforme) até a ponta do nariz. De perfil, apresenta um stop moderadamente marcado.

Região facial - Focinho:
proporcionado ao crânio, não muito longo.

Trufa: pequena e redonda, cor preta, exceto aqueles Spitzes com pelagem marrom quando ela é marrom-escuro.

Lábios: não se encobrem, são bem esticados sem vincos na comissura. São inteiramente pretos nos Spitzes de todas as variedades de cor, exceto nos de cor marrom onde eles são marrom-escuro.

Maxilares-dentes:
desenvolvimento normal, mordedura em tesoura, dentição completa (42 dentes) no Spitz grande e médio. No pequeno e no anão a ausência de um número restrito de pré-molares é tolerado. Mordedura em torquês é tolerada em todas as variedades.

Bochechas: suavemente arredondadas sem ser salientes.

Olhos:
de tamanho médio, de forma ligeiramente alongada em posição um pouco oblíqua. Cor escura. As pálpebras são pigmentadas de preto em todas as variedades de cor, exceto nos de cor marrom onde são de cor marrom-escuro.

Orelhas:
pequenas, muito próximas, pontudas, triangulares, inserção alta, portadas eretas com ponta bem rígida.
Pescoço: comprimento médio, largo na inserção entre os ombros, portado garbosamente. Sem barbelas apresenta uma gola em forma de juba.

Tronco - Linha superior:
começa na ponta das orelhas, portadas retas, bem perpendiculares e se prolonga após uma suave curva no dorso curto e reto. A cauda espessa sobre o dorso cobre uma parte da silhueta.
Cernelha: bem definida. Une-se ao dorso que é o mais curto possível. Lombo curto, largo e possante.

Garupa:
é larga-curta não oblíqua.

Peito:
profundo e arqueado. A região do esterno bem desenvolvida. A caixa torácica é bem desenvolvida e o ventre moderadamente esgalgado.

Cauda:
inserção alta, comprimento médio. Pelagem muito espessa desde a sua raiz, portada para frente enrolada sobre o dorso, sobre o qual se apóia firmemente.

Membros anteriores:
retos, sendo que os anteriores mais compridos.

Ombros: omoplata comprida colocada obliquamente virada para trás. O braço de um comprimento mais ou menos igual forma com a omoplata um ângulo de quase 90º. Bem musculoso, firmemente ajustados à caixa torácica.

Cotovelos: articulação sólida, bem ajustada ao tórax.

Antebraço: comprimento médio, vigoroso, reto com a parte posterior bem guarnecida de franjas.

Metacarpo: sólido, comprimento médio forma com o antebraço um ângulo aproximado de 20º em relação à vertical.

Pés:
devem ser tão pequenos quanto possível, redondos com dedos fechados (pés de gato) e bem arqueados. As unhas e almofadas plantares são pretas em todas as variedades de cor, com exceção no Spitz de cor marrom, onde são de cor marrom.

Membros posteriores:
são muito musculosos e têm até os jarretes, culotes abundantes. São retos e paralelos.

Coxa e perna: são aproximadamente do mesmo comprimento.

Joelho: moderadamente angulado, sólido no seu movimento, não se desloca nem para dentro nem para fora.

Metatarso: comprimento médio, forte, perpendicular ao solo.

Pés: os pés traseiros não são tão redondos como os dianteiros, mas os dedos são bem fechados e as almofadas plantares o mais escuras possível.

Movimentação:
o trote ligeiro, bom impulso, é fluente e elástico.

Pele:
aderente, não forma nenhuma ruga.

Pelagem - natureza do pêlo:
pelagem dupla, pêlo de cobertura comprido, reto e fechado e um subpêlo curto e espesso. A cabeça, orelhas, face anterior dos membros e os pés têm um pêlo curto e fechado, o resto do corpo um pêlo longo e abundante. Não é ondulado, nem cacheado ou em tufos, não se reparte na linha do dorso. O pescoço e os ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é guarnecida por franjas. Os membros posteriores apresentam da garupa ao jarrete um culote opulento e a cauda é espessa.

Cor do pêlo: Spitz; lobo; cinza lobo (nuances de cinza).

Spitz grande:
preto, marrom, branco.

Spitz médio:
preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.

Spitz pequeno:
preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.

Spitz anão:
preto, marrom, branco, laranja, cinza-lobo (nuances de cinza) e outras cores.

Spitz preto:
a pele e o subpêlo devem ser escuros. Pelagem negra sem vestígios de branco ou qualquer outra marcação.

Spitz marrom:
a pelagem deve ser marrom escura uniforme.

Spitz branco: pelagem branco puro sem nuances, particularmente amarelos que aparecem nas orelhas.

Spitz laranja:
unicolor, uniforme, sem apresentar tonalidades da escala internacional das cores (RAL).

Spitz cinza-lobo e nuances: gradações de cinza, cinza-lobo (cinza prata com gradações com preto-carvão na extremidade dos pêlos).
A máscara não deve ser muito escura. A juba é mais clara. Os membros anteriores e posteriores são cinza-prateado sem marca preta embaixo dos cotovelos e joelhos. A ponta da cauda e culotes são cinza-prata claro.

Spitz de outras cores:
com esta denominação figuram as raças com todas as outras cores: creme-creme zibelina, laranja zibelina, preto e fogo panaché.
Os cães malhados devem ter fundo branco e manchas de cor preta, marrom, cinza, laranja por todo o corpo.

Tamanho - Spitz lobo: 50 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 5 cm (admite-se até 60 cm, mas o aspecto geral não deve ser comprometido).

Spitz grande:
46 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 4 cm.

Spitz médio: 34 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 4 cm.

Spitz pequeno:
26 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 3 cm.

Spitz anão: 20 cm, pode ter uma variação para mais ou para menos de 2 cm. Os cães abaixo de 16 cm não são procurados.

Peso:
cada variedade deve ter peso correspondente ao tamanho.

Faltas: tudo que não corresponde ao standard deve ser considerado defeito que será penalizado em função de sua gravidade.

Faltas graves:
cabeça muito chata, em formato de maçã, olhos muito grandes e muito claros, olhos proeminentes. Entrópio. Trufa, pálpebras e lábios de cor clara (manchado). Defeitos de construção; movimentação defeituosa. Ausência de pré-molares nos Spitzes lobo, Spitz grande e Spitz médio.

Faltas desqualificantes: prognatismo superior ou inferior, persistência de moleira, orelha quebrada. Monorquidia ou ausência de testículos. Um testículo desenvolvido insuficientemente. Pequenas manchas brancas bem definidas em todas as variedades de tamanho, aprovado em março de 1990 pela Assembléia Geral do Clube Alemão do Spitz.


Compre aqui o seu filhote




Empresa | Filhotes à venda | Entrega de Filhotes | Formas de Pagamento | Qualidade | Anuncie na MultiDog | Contato
Todos os direitos reservados